quarta-feira, fevereiro 21, 2007

All Star Game

Este fim-de-semana decorreu em Las Vegas o All-Star game da NBA, tratou-se da primeira vez que um All-Star game se realizou numa cidade que não tem nenhuma equipa da NBA. O facto de Las Vegas ser a cidade dos Estados Unidos com maior taxa de crescimento anual e a capital do jogo e entretenimento indiciam que mais cedo ou mais tarde esta cidade terá uma equipa na liga (talvez os Supersonics ou os Trail Bralzers cujos donos tentam desesperadamente mudar de local para tentarem angariar mais receitas). Esta é a grande diferença entre as ligas Americanas e as do resto do mundo. Mudar de cidade o Real Madrid, Benfica, Juventus, Arsenal parece quase sacrilégio, mas nos Estados Unidos é o pão nosso de cada dia.


Voltando ao ALL-STAR, para quem não sabe trata-se de um mega evento de fim-de-semana que começa na sexta-feira e termina na noite de Domingo. Cada ano que passa os eventos multiplicam-se e os pontos de interesse também. Mais que um jogo entre Este e Oeste tornou-se num evento social e de marketing da liga.

Este ano a principal novidade foi a All-Star dance team. Composta por 1 cheerleader de cada equipa da liga (votadas pelo público) só foi possível a sua introdução nas festividades este ano, pois 2006/2007 marca a época de estreia das cheerleaders dos Boston Celtics (equipa que estoicamente conseguiu resistir durante inúmeros anos ao apelo das belas cheerleaders como forma de entretenimento).

Mas para quem não conhece fica aqui um pouco do que foi este All-star game

6ª - Rookies vs Sophmores (jogadores de primeiro ano contra os de segundo): É o jogo da juventude, não só pelos jogadores mas também porque a liga na sua vertente de marketing ofereceu mais de 50% da lotação a escolas locais para que os miúdos tivessem a oportunidade de ver alguns dos seus ídolos ao vivo. Quanto ao jogo, acabou por ser o melhor do All-Star weekend, com vitória dos de 2º ano por números bem expressivos 155-114.

Sábado- Shooting Stars (ganha pela equipa de Detroit de Chaucey Billups, Swin Cash e Bill Lambier), que consiste numa mistura de jogadores da NBA, WNBA e do passado da NBA onde cada equipa tem de marcar alternadamente a partir de 6 pontos específicos no menor tempo possível (o 6º lançamento é do meio-do-campo).

Skills Challange (ganha pelo MVP da final do ano passado Dwayne Wade) onde se misturam lançamentos, dribles e passes num percurso de obstáculos no menor tempo possível

3-Point ShootOut (ganho pelo jogador que actualmente tem a melhor percentagem de lançamentos de 3 pontos da liga: Jason Kapono dos Miami Heat) o jogo consiste em 60 segundos marcar o maior número de lançamentos de 3 pontos a partir de 5 locais específicos.

Slam Dunk Contest (ganho pelo jogador dos Boston Celtics Gerald Green – o rapaz salta que é uma coisa doida que tiver dúvidas procure os seus vídeos no Youtube), um júri de 5 elementos (este ano o júri foi de peso: Kobe Bryant, Vince Carter, Dominique Wilkins, “Doctor J” Julius Earving e Michael Jordan todos vencedores da competição). Depois da vitória do ano passado por parte do Nate Robinson (1,73m) este ano a competição foi dos “maiorzinhos” com afundanços espectaculares de todos.

Domingo - All-Star Game (ganho por Oeste 153- 132, com o MVP a ser o Kobe Bryant) sicneramente este jogo não foi dos melhores que já vi, principalmente pela falta do Jason Kidd na equipa de Este e o Steve Nash na do Oeste. São dois bases muito orientados para os passes espectaculares e isso nestes jogos é sempre a difereneça entre um bom jogo e um jogo “FANtástico”.

No final não posso deixar de dizer que acabou por ser um All-Star Weekend interessante e que para o ano que vem lá irão contar com mais um tele-espectador antento. E agora que continue a liga que em Abril começam os playoffs.


P.S.
Uma nota final para os espectáculos tipo "Las Vegas".... pelo amor de Deus, não façam isso outra vez!!